terça-feira, outubro 10, 2006

Tu...pequena folha!

Photobucket - Video and Image Hosting


Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo...

Pablo Neruda

Muitas coisas na vida só são entendidas e tornadas perceptíveis na proporção da sua ausência, ou no poder dos seus efeitos…
Assim como o vento!
Só prestamos atenção ao vento quando a sua falta faz com que, por exemplo, os moinhos de ventos se tornem inúteis…
Ou, quando a sua força nos incomoda ou faz crescer as ondas do mar (lá ando sempre com o mar às voltas...lol)…
O Vento! Invisível, mas sempre presente! Sempre!

Os ventos da minha vida têm sido sempre assim!
Ora calmos e serenos!
Ora inquietos e cortantes!
Mas sempre imprevisíveis! Sempre!

Tento, na medida do possível…estar atento!
Procuro sentir e tentar perceber esses ventos
Nem sempre isso é possível!
Mas aprendi que eles trazem e deixam sempre algo…
Às vezes, basta uma brisa ou sopro de ar, para deixar apenas algo muito ténue, pouco visível…
…de inicio!
Algo até como uma simples e pequena folha!!!
Que me toca e pousa em mim…
Nem sempre tenho uma percepção lógica do que essa realidade pode significar…
No tempo, muito naturalmente, essa folha pode vir a criar raízes, trespassar o meu peito, transformando-se depois…
...nas minhas mais profundas raízes!
Tornando a sua presença...
...quase eterna! Constante! Intemporal!
Ficando a fazer parte de mim!
Talvez para... todo o sempre!!!

A não ser que, uma outra brisa ou vento a leve, talvez, para um outro alguém que já não a saiba sentir…
…como eu!

Mas, as raízes ficam cá dentro de mim...sempre!

39 comentários:

Anónimo disse...

Oiiiiiii!
Que bom! :-)
Ainda bem que estava no msn!
O que poderei dizer perante um sentir tão profundo????
Não consigo transformar em palavras "algo" tão bonito como o que tens aí escrito......lindo....lindo***
Só posso dizer que te ADORO muito muito amigo "enraízado" no meu coração!!!!!!!
Mais uma vez senti vontade de chorar, tu não existes..........
Só acredito que tu existes porque te conheço, que não daqui do blog!
És lindo! Desculpa, a minha emoção está ao rubro!
Amigo do meu coração....
BJICAS BEM GRANDES

Anónimo disse...

Ai! Essa música simplesmente encantou-me!!!! Adorei! Adoro-te!
Amigo sempre lindo!
Bjokinhas

Jorge disse...

@ Sofia?
O que são BJICAS? loool
Uma nova versão de BJOCAS, eh eh
Pois, ja tás safa, se assim for!
Há mm mta versão... :)

Cláudia disse...

Confesso que já tinha saudades tuas.
Adorei o poema...lindissimo.
Voltaste em grande :)
A musica também é bonita.
Beijoca grande

susana disse...

Também vou sair de fininho antes que fique enraizada neste texto e em ti!
beijonhos da miss

Joker disse...

Bonito texto...tudo o que nos passa pelos sentidos e sentimentos cria raizes dentro de nós...é assim que amadurecemos e nos tornamos mais fortes...

Beijikas Majokas para ti...são beijokas magikas de pernas para o ar ;) com raizes no céu e na terra!

Anónimo disse...

Passei so pra agardecer o coment la no meu canto..e acabei lendo o poema...adorei :o)

bjos e já agora...vou continuar a navegar por aki :0)

Anónimo disse...

Olá alentejanito!
Simpatizei contigo.
Porque nao tens o endereço de e-mail no "Profile"?
Queria saber mais te ti....

Maria Papoila

Jorge disse...

@ Maria Papoila? loooooool
Aqui no Alentejo há muitas...papoilas! :)

E eu não sei se simpatizo ctg, porque não sei quem és,eh eh!
Obrigado pela visita!

Pois!
De ínicio, resolvi não meter endereço de e-mail no blog!
De momento, penso o mesmo!
Mas as coisas podem sempre mudar, de futuro, logo se vê!

Vai passando por aqui...

Anónimo disse...

Lindas mares as que passam por aqui...

Anónimo disse...

Olá, como estás? :-)
.....................................
Não tenho palavras...............
Só consigo sentir e muito........

Mil e um Beijoes

susemad disse...

Os ventos aqui me trouxeram mais uma vez. :D Gostei de ler estas tuas palavras. Um abraço

Anónimo disse...

Já conhecia esse poema lindo!!!
Mas quando acabei de ler o texto que tu escreveste, as lágrimas corriam-me de fio, não conseguia parar, nem queria....
Migão, é um previlégio enorme ter-te na minha vida, adoro falar contigo, ler-te, escutar-te, estar ao pé de ti, etc etc
És um migão muito especial

Jinho gande de Eu pa Tu

Anónimo disse...

Atão brother,vamos lá "búberi um caféi"
Porra! Tá "benito" isto

"Inspiri-me" e tudo:
"Moça da minha terra
Estavas tão tétrica
tão meditabunda,
que eu medi-te a bunda
com a fita métrica"

Um grande abraço Mano

Maresi@ disse...

Lindo blog e belo e sublime texto...cheio de emoção ...

Grata pela tua visita ap meu recanto...

Deixo beijo suave____Maresi@

folhasdemim disse...

Excelente escolha Pablo Neruda.
Beijos,
Betty

Thiago Forrest Gump disse...

Que os ventos possam soprar a seu favor!

Bom fim de semana :D

Anónimo disse...

A PERFEIÇÃO NO BELO!
EXCELENTE NARRATIVA!
EXISTIRÁ ALGO DE MAIS BELO E SUBLIME NESSES SENTIMENTOS???

.........ACEITA.............


_____888___88888888___8888
___888888_8888888888_888888
___888888888888888888888888
___888888888888888888888888
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________


(¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸.-> Princesa/SRP <-.¸¸.•´¯`•.¸¸.•´¯)
BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anónimo disse...

Hi!!!!
Do outro lado mar, solto as minhas raízes, cruzando todo este oceano que me separa dos meus Amigos, com esperança que cheguem ao seu destino.....
Saudadessssssssssss.....
Ao contemplares o teu "endless sea", pensa que muita dessa água saíu dos meus olhos, a chorar por não te ver.....
Muito linda a música
Thanks for this moment of....of...!;-)

Beijos, do outro lado do mar

Anónimo disse...

Bem, agora entendo o porquê deste post ser tão "famoso" :)
Embora não conhecesse esta poesia de Pablo Neruda, gostei muito mais da tua "poesia" Jorgito!
Aqui está o teu coração em pleno, tal como eu o conheço e admiro!
Tenho aqui no meu coração a raíz que vem de ti e que aconteca o que acontecer, aqui vai ficar para sempre!

Um beijo*

Anónimo disse...

Adoro sentir o vento na minha cara... é bom quando quero pensar sobre algo.

WHITE ANGEL disse...

É muito bom ler este texto carregado de sentimentos e emoção… é evidente que o escreveste com o coração…
Faltam-me as palavras para o comentar… és de facto uma pessoa muito especial…
Beijos com carinho…

Anónimo disse...

Isto de comentar este post está muito dificil...

Tu tens uma sensibilidade quase única, um modo tão único de viveres a vida, tu és tão especial... Tu és a folha que veio ter comigo num dia de vento e que eu não deixei partir ao primeiro abanão, as tuas raizes cresceram e estão cá bem vincadas!

As tuas palavras ficaram a ecoar dentro de mim... mas não consigo que saia uma palavra minha de jeito!

Deixo-te um beijo muito grande e um muito obrigada por este magnifico trabalho...

E falaste no MAR :)

Homem do Norte disse...

Demonstras grandes sentimentos, grandes emoções...adorei o post
Foi simplesmente fantástico..
abraço

Anónimo disse...

E o acaso, mesmo se estamos atentos traz e leva muita coisa...
Talvez o amor seja fruto do vento, não?

Paula disse...

Vento forte, vento fraco, não importa a condição do vento e sim as raízes que sempre ficam dentr da gente.... que lindo o seu texto!! Obrigada pela sua visita, gostou do bolo?? rsrs

Beijos amigo!!

karla disse...

Fantástica a escolha deste poema...

Sabes bem como partilho ctg a tua frase onde dizes "mts coisas na vida só são entendidas e tornadas perceptíveis na proporção da sua ausência, ou no poder dos seus efeitos... como o vento..."

Há ventos que passam, e não nos dizem nada, não nos marcam de forma alguma, enquanto que outros passam, e deixam as suas marcas para sempre, e a sua ausência é dificil de suportar... e ficamos então à espera de novos ventos...

adorei este post, está simplesmente sublime, fantástico... e espero k bons ventos te mantenham por aqui,a trazer-nos palavras tão belas, e sábias, como estas...

beijinhos...

P.S. Finalmente consegui comentar o post, tava dificil... lol

Anónimo disse...

Quem tem a sorte de te conhecer relativamente bem,jorge,nunca mais te esquece na vida (é o que penso)!
Eu jamais me esquecerei de ti!!
Não existe machado para este tipo de raízes.....
Boa sorte para as tuas aulas!

jinhos, c.m.

Anónimo disse...

Não me canso de ler o que escreveste....
É extraordinário!!

________*bjo*bjo*____*bjo*bjo*___
_______*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*___
_____*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*__
__*bjo*bjo*____*bjo*bjo*bjo*____*bjo*bjo*__
_____*bjo*bjo*_bjo*bjo*_____*bjo*bjo*___
_______*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*___
__________*bjo*bjo*bjo*bjo*bjo*__
_____________*bjo*bjo*bjo*___


Mais um jinho, c.m.

BlueShell disse...

Tão bonito...tudo!

Só um beijo azul para dormires bem
BShell

Anónimo disse...

De facto. só damos o erdadeiro valor ás coisas/pessoas quando deixamos de ter!


Gosyei muito de cá vir!

Anónimo disse...

concordo contigo as raizes ficam para sempre... adorei o teu texto e o texto blog.. vou voltar

Anónimo disse...

Simplesmente FANTÁSTICO...
Tudo de bom e força com o blog...

Unknown disse...

Olá!Navegando encontrei seu endereço,amo poemas até mesmo frases pequenas,seu cantinho é muiiiiiiiitttttooooo ESPECIAL!Essa música simplesmente me encantou,
adorei!Afaga o coração e deleita a alma.Felicidades,beijos.

Unknown disse...

Ficaria ouvindo por horas é muito especial essa música,estou aqui há horas relendo seus escritos e ouvindo repetidas vezes essa música,criastes ai com teus amigos lindas páginas,com lindas músicas.
Felicidades sempre,beijos no coração.

Anónimo disse...

Nunca terei palavras para te definir.....................

A

R
A
I
Z

M
A
I
S

L
I
N
D
A

Q
U
E

O

M
E
U

C
O
R
A
Ç
Ã
O

J
A

C
O
N
H
E
C
E
U
.
.
.

BEIJOCAS...........................

Anónimo disse...

Saudadesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Muitassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

ADRT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge disse...

@ Kalye

Obrigado pela tua visita e pelas simpáticas palavras!
É pena não conseguir aceder ao teu blog :(
Gostava de o conhecer!

Beijos e Felicidades para ti também! :)

Anónimo disse...

...
Não resisti!
(Vim dali ...até aqui!)
Dar sequência a este poema ...
Gostei muito de ler.
Há raízes que ficam sempre na terra...porque é assim!
Mesmo algumas, a que por qualquer motivo tenham voado as folhas para longe...
a brisa ou vento forte.
...