domingo, dezembro 10, 2006

Rumo...ao Sul!

Photobucket - Video and Image Hosting

Andav ê ali cêfando,
Quando vi o tê olhari,
A fôce ficô más leve,
Senti o pêto a inchári.

A voz presa na goela,
Vendo aquele tê sorriri,
Nem ôvi o aguadêro,
Nem a quarta ele abriri.

Mariana tê nome lindo,
Jaquim mo pôs mê pai,
Minha mãe cria Jacinto,
Mê avô nã disse um ai.

Espera por mim Mariana,
No Domingo lá no balho,
Levo o fato dominguêro,
E tu saia de bom talho.

Dança cômigo Mariana,
Com as saias a rodari,
Quanto mais a gente balha,
Mais os ôtros vã olhári.

Mais as velhas vã falari,
Mais os velhos vã dezeri,
Mariana mais Jaquim,
Qualquer dia dizem sim,
Que belo par vã fazêri.

E quando êsse dia viéri,
À tu espera estarê,
Ver-te entrar tã singela,
Naquela Igreja tã bela,
E a seguir o Padre lêri
Do livro que tem de sêri.

E a seguir o Padre lêri,
As palavras quê nã sê,
Nã sê lêri nem escrevêri,
Nunca na escola andi,
Sou bom home,nã sô ruim,
Hás-de lá ouvir mê sim.

E ó ôvires esse dzêri,
A tu cara vai-se abriri,
Vai parecer a Primavera,
Essa estação tã bela,
Com as floris a luziri.

E saindo da engreja,
Já os dois de par a pari,
Mariana más Jaquim,
Naquele dia do sim,
Acabaram por casári...

Desconheço o autor do "poema"!
Mas Adoro o "meu Alentejo"!
Assim como gosto muito do Algarve!
As províncias que mais gosto, com todo o respeito pelas outras!
Apesar de pequeno, somos de facto um país múltiplo de contrastes e muito variado a todos os níveis!
Podia escrever muito e em qualidade sobre o meu Alentejo, mas só queria mesmo deixar isto aqui! Ficará, certamente para outra oportunidade!

Não somos melhores nem piores que os outros!
Somos, simplesmente...
...diferentes!
Tassssssss Beimmm!!! :)
De Beja para o Mundo...uma semana Feliz para todos...Pôrra! :)

26 comentários:

Anónimo disse...

Nã tênho jêto para comentari mas vou tentari...

Estou a rir a valeri
Depois de leri
Poesia alentejana
Muito bacana


Fiz uma quadra, home...
Beim é melhori parari por aqui...

Muitos bêjos...

Anónimo disse...

Como estás J? :-)

Sempre tive um carinho muito grande pelo "teu Alentejo"....
E depois de te conhecer,jamais me esquecerei dessa Província tão linda e muito "sui generis".
E tu lindo representas lindamente o Alentejo ;-)
Passei um bom bocado a rir-me com este texto, ihihih...............

Mil e um beijões à sombra de uma árvore :-)

Anónimo disse...

Voltê para te dizeri que fiquê estafada depois de escreveri o comentário...
Bêjos...

Anónimo disse...

Olá Endless!

Boa noite

Acabei de ler o poema, está um mimo! Adorei.
Tens razão, somos um país múltiplo de contrastes, cada região com as suas características.

Beijinhos

Anónimo disse...

Jorge....
...eu quando me despedi, disse beijinhos, mas queria dizer um abraço...não leves a mal..ok?

ABRAÇÃO

Jorge disse...

@ rui

loool
Nã teim problema!
Já mi engani taméi...porra
Tasss beimmmm

Um abraço para ti Rui

Anónimo disse...

ahahahah
brutal!

Uma boa semana tb para ti!

Salto Angel disse...

Gostei do Poema! A medida que o lia pensava que era teu...

O texto da tua autoria fez-me lembrar as palavras que o letrista António Avelar Pinho escreveu: «ser grande assim pequeno». :-)

Uma semana Feliz, também para ti!!

Anónimo disse...

Gosto muito do teu alentejo kido!
E gosto muitoooooooo de TI!!!!
Tenho saudades, aiai :-(
Tão depressa me fazes rir,como chorar!!!!
Adoro o teu blogue e Adoro-te a TI!!!!

Bjjokas sempre Gandes

Anónimo disse...

hehehehe bom humor

Enfim... disse...

aproveita para dar um pulinho ate portalegre lol...Bjokas e pa ti tb tem uma boa semana

karla disse...

nã há nada c'mó nosso alentejo, pôrra!

Adori o texto, compadre!

lololol
bjitos

Jorge disse...

@ Enfim

Já viste que somos conterrâneos? :)

"Um Grandi Bêjo pa ti cômadre e vezinha...loool"

Sim, já tenho parado por aí!
Paro em tanto lado, eh eh!
Adoro aquela colina, com parte de Portalegre bem lá no alto!
Uma cidade muito bonita!Eu gosto!

Jorge disse...

@ Karla

Pa ti krida e sempre Miga karlita um grandi bêjo porra!

Viva a nossa cidade!:)
BEJA4EVER

Cláudia disse...

Só tu para me fazeres rir...
Beijoca grande

disse...

Alentejo...alentejo...alentejo...(enquanto escrevo alentejo pode ser que me dê uma luz do que escrever!!!!!)....Não sai porra :P

Mas conheço o Alentejo e gosto imenso...pronto é só isto que se pode arranjar :P

Beijos e uma boa semana

Anónimo disse...

Que gostoso momento de leitura!

Já tenho passado, leio,mas as palavras andam meio "presas".

Hoje não resisto, apesar da hora!

E, sei que, amanhã, vou voltar e rir de novo!

Há momentos em que sabe muito bem!

Tudo de bom.

Homem do Norte disse...

Gostei do poema!
O Alentejo é diferente, mas muito especial..
abraço para todos os Alentejanos

Anónimo disse...

1beijinho de Eu pa Tu, mê amigo xaparrinho
Gosti muntu rsssssss

Anónimo disse...

Bemmmm...este poema e esta música fez-me sorrir! :)
Viva o Alentejo!
Essa terra tão linda e cheia de tantos valores! Sem dúvida uma das partes mais bonitas de Portugal!

A música é mesmo fixe, gosto de a ouvir!

Bonito post Jorgito ;)

Beijinhos*

Anónimo disse...

Eu recebi isso no telemóvel, quadra a quadra num dia de sol lindo e qdo eu estava sentada a uma esplanada á beira-mar... Foi um começo de tarde excelente onde muito me ri eu à medida que iam chegando as frases e eu as ia comentado... Lembras-te?
Tornei a rir-me imenso com este texto ;) Obrigada!

Contigo têm sido sempre momentos agradáveis que tenho passado, mesmo qdo estivemos juntos aí em terras alentejanas e num dia bué estranho ;)

Obrigada pela tua companhia meu anjo lindo!
Beijão enorme e xi-coração super apertadinho!!!

Unknown disse...

Deixo aqui o comentário que se refere ao post seguinte:

Antes de mais um Natal pleno do que é significativo e um Ano Novo transbordante dos mesmos significados.
Gosto deste recanto, e espero ter a possibilidade de voltar, com esta ou outra decoração, o que importa uma vez mais é o que nele vou encontrar de forma mais profunda como agora.

Sem mais delongas porque as palavras se recusam, digo:

Um beijo infinito e até já!

karla disse...

…………{_}
………. /……
……… /……..
…….. /_____
…. {`______`}
…… / ./..o….o..
….(….(__O__)…)
….{………u….`-“}
…. {………………}
….. /{…………..}
…. /….“…………“…
… /_/……`“`….._
.{__}##[ ]##{__}
..(_/_________/_)
……..|___|___|
…………|-|–|-|
……… ( __)`(__)



Merry Christmas... ;)

Salto Angel disse...

Endless,

Muita Saúde e Amor para ti e a tua família neste Dia de Natal, e que os mesmos votos se multipliquem durante o ano de 2007!!

Abraço,

Carlos.

Anónimo disse...

*QUE, EM 2007, A ALEGRIA ESTEJA SEMPRE NO TEU CORAÇÃO*

Beijocas...

Fallen_Angel disse...

owa:o)
bem, ja que nao sepode escrever pra ti lá em cima a soluçao é escrver mesmo aqui em baixo :o)

"a beleza da vida está na mente daqueles que a contemplam" :o)
adorei a musica do blog :o)
beijinho